PONTO ARREMATE P/ MANTAS, XALES, CACHECÓIS, etc… (c/vídeo)

fb

FAÇA 2 TRAMAS DE TIRAS DE MALHA OU OUTRO MATERIAL, PARA SERVIR DE GUIA PARA OS PONTOS, E SEPARE O FIO QUE VAI USAR NA TRAMA COM 3 X A LARGURA DO TRABALHO, PARA FAZER OS PONTOS.
DEIXE A NAVETE NA SUA ESQUERDA E USE A PONTA DO FIO DELA PARA OS PONTOS, DEPOIS É SÓ COMEÇAR A TECER DA ESQ. P/ DIR.

Foto.1

Foto.2  O INÍCIO
pt.arrem.az.2
NESTA 1ª LAÇADA, “ESTRANGULE” A MECHA DE 4 FIOS, AJUSTE A POSIÇÃO (DISTÂNCIA ENTRE OS PONTOS) E PRENDA COM OS DEDOS PARA RECEBER A 2ª LAÇADA.

Foto.3


ESTA 2ª LAÇADA (DE CIMA) NA FOTO.4 É QUE VAI TRAVAR O NÓ NA POSIÇÃO FINAL.

Foto.4


É SÓ REPETIR A SEQUÊNCIA ATÉ O FINAL, RETIRAR A TRAMA GUIA E COMEÇAR A TECER.

Foto.5


APÓS TERMINAR O TECIDO, REPETIR O PROCESSO, CORTAR E RETIRAR DO TEAR.

TERMINE O TRABALHO COM A NAVETE NO SEU LADO ESQUERDO E USE A PONTA DO FIO PARA OS PONTOS ARREMATES.

Foto.6

DETALHES DA FRANJA PRONTA

É UMA QUESTÃO DE PERSEVERANÇA E PRÁTICA!

ASSISTA O VIDEO ABAIXO!

# Sobre os Comentários:

* Devido ao grande volume de comentários, só serão publicados os que apresentarem dúvidas e perguntas técnicas, ou de utilidade a todos os visitantes e interessados.
* Antes de expor a sua dúvida/comentário, visite todas as páginas deste blog/portal (os links estão na coluna da direita); a sua resposta pode estar em uma destas páginas!
* Por favor leiam todos os comentários ja postados antes de fazer o seu; a resposta que vc procura pode estar logo aqui abaixo.

* Todos os comentários serão lidos e respondidos.

Agradeço aos elogios e as manifestações de carinho.
Sejam sempre bem vindos!


20 Respostas to “PONTO ARREMATE P/ MANTAS, XALES, CACHECÓIS, etc… (c/vídeo)”

  1. olá Rodrigo , sou artesã e dou aula de tecelagem gostaria que vc me ajudasse no sentido de colocar no seu site algo sobre meu trabalho ,fiquei encantada com seus trabalhos. E queria ver preço de um tear pequeno para cachicol.
    sou de Pindaí na Bahia
    Olá Eva
    Você pode me enviar dados sobre o seu trabalho p/o meu email: rodrigo.tecelao@hotmail.com
    E o tear você encontra na Arte Viva Teares ( http://artevivatear.com.br )
    *Visite a minha página # O Tecelão, no facebook (é só clicar acima na foto do alto da página)
    Seja sempre bem vinda!

  2. Muito lindo esse trabalho, sou iniciante e gostaria de saber e ou ver um vídeo que ensine o acabamento de um tecido sem franjas, para utilizar em almofadas, bolsas e acessórios. É possível? São nós como nas franjas e escondidos na trama ou costurados em maquina de costura? Nossa quando dúvida né, rsrs. Se puder me ajudar lhe agradeço muito. Abraço fraterno.

    Boa tarde Angela
    A maquina de costura ainda é o melhor arremate para fazer bolsas, almofadas e acessórios.
    Seja sempre bem vinda…

  3. Olá Rodrigo, eu gostaria de deixar um link meu em seu blog. Dou aulas de tear em São Paulo, na vila Mariana. Agradeceria muito se você aceitasse meu pedido. Meu facebook é “Telma Manolio”. Meu blog é “tear de retalhos.com” e meu telefone é (011) 99442-9486.
    Esteja à vontade Telma…
    Aproveite e faça esse mesmo comentário na página:
    VENDA DE TEARES, ACESSÓRIOS, CURSOS, OPORTUNIDADES, etc…
    Seja bem vinda!

  4. Olá Rodrigo,
    Ganhei um tear de pente liço e junto veio um pente 1×1, como usá-lo? Eu nunca sei qual a espessura do fio da urdidura que devo usar. Poderia me explicar?
    Um abraço
    Francis Mara

    Olá Francis
    A espessura do fio da urdidura depende do trabalho que deseja fazer
    Pente fino 4×1 – tecidos finos e fios finos (linhas de crochê)
    Pente médio 2×1 – tecidos densos e cachecóis e fios médios (que passem folgados pelos furos do pente)
    Pente grosso 1×1 – cachecóis e mantas de lã natural fiada à mão muito grossa
    Abraço e seja sempre bem vinda!

  5. Boa noite Rodrigo
    Moro em Campo Grande Mato Grosso do Sul
    Faço tapetes no tear pente liço com barbante e malhas, gostaria de fazer cachecol mas não sei qual o pente q uso e nem a linha ou la, gostaria ,se for possivel q vc me de uma orientação. Já aprendi com vc o acabamento. Ficarei grata e aguardo sua resposta. Obrigado. Arlete.

    Bom dia Arlete
    Para fazer cachecol no pente liço o ideal é usar o pente grosso (2×1) e lã P/ tricô, ou qualquer outra (não muito fina) que voce goste; e ao tecer, voce deve apenas encostar a trama com o pente sem bater, p/ ele ficar macio…
    seja sempre bem vinda.

  6. Ola, esse forma de arremate substitui o ponto peruano, q se faz tbm no inicio e fim do trabalho com a agulha?
    Parece mais fácil.
    Ola Sati
    Sim substitui… eu acho que este arremate fica + firme que o peruano.
    Seja sempre bem vinda!

  7. OLA RODRIGO, POR ACASO VC DARIA UM CURSO COMPLETO ?
    MARIA.
    Ola Maria,
    Sim eu dou cursos aqui em meu atelier, basta me enviar um email e eu forneço todos os detalhes.

  8. Oie Rodrigo sempre gostei muito de peças feitas no tear mas, como não tinha o tear só curtia. Agora comprei um tear liço e com suas explicações e videos e vou tentar elaborar alguma peça. Acredito que diante das explicações conseguirei tecer mas, se eu tiver dúvidas entro em contato. Que Deus abençoe vc e essas mãos maravilhosas. Sônia

  9. Olá Rodrigo, (…)Sou iniciante no tear alemão e pretendo iniciar alguns trabalhos com fibras naturais. Pensei no trabalho de urdume utilizar rami, mas gostaria de não ter franjas, pois teria dificuldade em dar os nós com este material, qual o nome do ponto que utilizo para não ter as franjas e fazer um bom acabento?
    Muito agradecida e que continue com a energia muito bonita de teu trabalho!
    Abraços
    Giselle

    Oi Giselle,
    é impossível fazer trabalhos sem franja no tear alemão (não tem como esconde-la pois a trama é muito aberta), vc vai ter que cortar e costurar, ou arrematar com croche ou macrame se quiser esconder/modificar as franjas (mas essa não é a minha praia! não entendo nada destas técnicas! rsrs).
    Seja sempre bem vinda!

  10. Adorei o seu trabalho, é maravilhoso!
    Como tecer sem que no início e no fim o tecido fique sem franjas? Obrigada
    Mari

    Oi Mari,
    Dependendo do tipo de tecido, existem acabamentos para esconder a franja (só nos tecidos + grossos);
    os tecidos + finos, só costurando mesmo!
    Seja sempre bem vinda!

  11. Olá Rodrigo
    venho perguntar se por acaso você sabe o nome dado a um tipo de peças que parecem renda, mas que são feitas em tear.
    Gostava de aprender essa maneira de tecer e nem sei o nome, mas já vi e é muito bonito.
    Costuma ser usado em cortinas, toalhas de mesa, ou mesmo em redes de descanso.

    Olá Marta,
    Segundo informações postadas em comentário, pela Abadia Maria, aqui mesmo no blog, na pág:

    * CURIOSIDADES: – TEARES PELO MUNDO (c/fotos e vídeo)
    “…O nhanduti tambem é conhecido como “renda de tenerife” uma ilha da espanha, onde se fazem trabalhos MARAVILHOSOS com fios finissimos, e encaixes meticulosos e muito detalhado.
    Em Tenerife é comum encontar mulheres tecendo pelas ruas ou praias, do mesmo modo que a renda de bilro aqui no nordeste do Brasil e na regiao de santa catarina, pelos açorianos.
    Como nada brota em lugar nenhum sozinho, o nhanduti que é feito pelos antigos Guarnais no paraguay na cidade baixa de Encarnación é algo minusculo, coloridissimo, detalhado, e feito por inumeras pessoas.
    Na feira se encontra trajes prontos (vestidos, blusas, saias, golas, encaixes para blusas ou saias, entremeios) e tambem decoração (colchas, cortinas, trilhos de mesa, jogo americano, e espante-se, ate redes para dormir…”

  12. Olá Rodrigo,

    Aquela tira de malha que colocamos no início tem que ser retirada depois que fazemos os arremates ou pode ser deixadas até retirarmos o trabalho do tear?

    Mais uma coisa. Se eu quiser tecer várias peças quadradas sem ter que montar todos os fios no tear, eu posso colocar o fio do tamanho total dos trabalhos que quero fazer e arremar a cada peça?

    Muito obrigada pelas suas dicas. Seu blog é sensacional e eu acho que nem vou precisar de curso… Vou aprender tudo com sua ajuda.

    Acabei de perguntar sobre duas coias, mas fiquei com mais uma dúvida: se eu trocar a cor do fio da navete, tenho que arrematar assim também?

    Ola Iris!

    – Deixar, ou não, as tiras de malha, tanto faz, é opção de cada um, eu costumo retira-las pra não fazer volume no rolo do tecido pronto!
    – Sim voce pode fazer vários trabalhos na mesma urdidura, e ir arrematendo no início e ao final de cada um; porém tenha o cuidado de calcular o tamanho total dos fios de todos os trabalhos + espaços entre cada um deles (que vai originar as franjas; final de um e inicial do outro) + a perda inicial (amarração) + a perda final (atraz do pente + amarração)
    – Eu coloco urdume (fios), p/ vários trabalhos, e vou arrematando e retirando do tear a cada um que vai ficando pronto (assim o rolo do tecido não fica cheio).
    – Este ponto arremate é exclusivo para segurar os fios no início e no fim de cada trabalho (para que não se desfaçam os pontos).
    Na troca de cores da trama, o arremate é diferente; vc apenas sobrepõe os fios (ou pode dar nó se desejar) e a propria trama no meio do trabalho segura eles no lugar certo.
    Agradeço a sua visita e seja sempre bem vinda!

  13. Adorei seus trabalhos. Ganhei um tear pente de liço, e estou querendo algumas dicas, que não encontrei na internet ou revista.como fazer aquele ponto que parece um eletrocardiograma? ou algum outro ponto que seja simples,e bonito e facil, estou super feliz em ver que eu tenho capacidade de fazer algo que nunca tinha feito, ou visto. Muito abrigada, aguardo resposta

    Olá Berenice
    Esse ponto “eletrocardiograma” chama-se Kilim, e voce pode encontrar nos cursos em CDs e DVDs produzidos pelo Engº Aquila Klippel, e vendidos em seu site Tecelagem Manual (tem o link aqui ao lado na coluna da direita da tela, em Sites Relacionados)
    Agradeço a visita e seja sempre bem vinda!

  14. 🙂 Olá.

    Trabalho com vários materiais (tecido, plástico, papel, palha, além dos tradicionais fios industrializados).Este acabamento resolve os problemas que tive com “nózinhos”.

    Obrigada pela iniciativa de passar seus conhecimentos adiante.

    Abrs

    Noeli

  15. Boa noite
    adorei seus trabalhos nao tem palavras para explicar a beleza deles
    estou tentando aprender a trabalhar com o pente liço
    gostaria de saber porque os primeiros 5 pontos das laterais ficam
    bambos.
    um grande abraço e parabens
    Sonia

    Oi Sonia,
    Se for o que e eu estou imaginando, ou vc deve estar enrolando a urdidura no eixo traseiro, sem os papelões ou varetas, para evitar que as bordas da urdidura desabem lá atrás no rolo, ou não está ajustando o fio da trama corretamente nas bordas antes de bater o pente.
    Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
    Agradeço a sua visita e seja sempre bem vinda

  16. Bom dia,vc usa sempre essa sequencia ao confeccionar a malha do cachecol (video) sem usar a navete? Me parece o resultado um ponto mais firme,não precisando assim usar o batedor de mdeira. Abração, Graça e Paz a todos.

    Bom dia Paulo
    Esta sequencia de pontos é somente para o arremate inicial e final dos trabalhos, somente 1 carreira deles no início, depois trama-se o trabalho normalmente e uma carreira destas no final. Estes pontos prendem (arrematam) o tecido, de um jeito que o trabalho não se desmancha ao retirar do tear
    (teceu! tá pronto! não precisa de nós).

  17. bravo.como voce adoro tecelagem pois sou tecnico de tecelagem e trabalho como chefe de tecelagem na suiça adoro o amor que o senhor tem pela arte de tecer e gostaria de lhe perguntar se o senhor consegue ainda ganhar a vida com os seus trabalhos ou se e um passatempo.Os meus parabens pelo seu trabalho espetacular e a sua vontade desinteressada ensinando os outros.bravo

    Grande José Luis,
    Esta arte entrou em minha vida como um Hobby, e a 15 anos por necessidade, eu a transformei em profissão e desde então tiro o meu sustento dela, o que diga-se de passagem, nos tempos atuais aqui no Brasil, não é nada fácil!
    Mas a medida que vamos ajudando os outros, Deus segue nos ajudando, e não deixa que falte comida em minha mesa, nem um teto para morar!
    Agradeço a sua visita,
    e seja sempre bem vindo!

  18. RODRIGO,
    ESTOU CURIOSA!!!
    ESTE TRABALHO DO VIDEO ACIMA VOCÊ O FAZ TODO
    SOMENTE DESTA FORMA?
    TECENDO COM OS DEDOS?
    PODE ME EXPLICAR?

    Oi Geny
    O trabalho acima é tramado normalmente (pt tela/tafetá) usando as navetas, o vídeo se refere somente ao arremate inicial e o arremate final!

  19. Gostaria de saber como fazer para nao diminuir meu trabalho pois começo de um tamanho e termino menor.

    Oi Roseli, Obrigado por sua visita!
    Absolutamente todos os trabalhos tendem a diminuir no tear; para fazer uma peça uniforme, começe prendendo o urdume (na frente do trabalho) já com um desconto; uns 2 cm. a menos na largura, em cada lado, assim voce já começa a tecer a peça “diminuída” desde a 1ª trama; e em cada trama, faça um “angulo”, uma “curvatura”, ou um “telhado de casa”, para evitar que a peça se estreite nas laterais.
    Caso não tenha me explicado bem, visite esta página da Maria Cristina bernardi e veja as fotos passo a passo das tramas:http://fiosartesanais.blogspot.com/search/label/PASSO%20A%20PASSO
    Seja sempre bem vinda!

  20. Fica muito bom e mais delicado o trabalho.
    Adorei!!
    Tudo de bom!!

    Obrigado Cristina!
    Seja sempre bem vinda, inclusive para tirar dúvidas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: