1# O início: Ver com dedos e ouvidos! Tafetá/Sarja

fb

“Tecendo com os Cegos e Deficientes visuais” é a seção mais especial deste site, que eu abri, quando percebi que poderia ser um grande aprendizado a todos os que necessitam transpor barreiras, e superar os seus limites; a começar por mim!

Com a autorização de Maria Isabel (esta sim! minha verdadeira professora!), passaremos a relatar, nesta seção, através de nossas conversas por imeious, como é possível remover enormes obstáculos de ambas as partes!

E assim esperamos poder ajudar a tantos outros que se encontrem na mesma situação!

Eu definitivamente não sei como expressar em palavras este grande presente que Deus me deu!

Conforme o texto de apresentação, descrito na abertura deste blog/site; eu acredito verdadeiramente, que se não fosse a ajuda autorizada por Ele, eu jamais teria tanta fluência didática, para expressar tão detalhadamente, algo que ninguém nunca me ensinou: A arte da tecelagem artesanal.

Este 1º tópico, relata como nos conhecemos, as nossas 1ªs conversas, a experiência de Maria Isabel e fotos de seus trabalhos.

Nos tópicos seguintes continuamos as nossas conversas, com as dúvidas e as respostas sobre as técnicas de tecelagem, especialmente detalhadas para a percepção e compreensão de nossos irmãos muito especiais!

Tudo começou quando recebi este comentário:

“ Olá! Rodrigo!

Sou portuguesa, chamo-me Isabel.
Tenho, uma característica especial, penso eu. Sou deficiente visual, e, adoro, tecer (… …)

Tenho, muita pena, quando ando à procura de esquemas de tecelagem, apareçam todas em fotos. Sabe onde possa encontrar esquemas escritos? Ou será, que, tomando como desafio, me possa ajudar? No meu mail vou tentar enviar-lhe uma foto de um dos meus trabalhos.
Trabalho com um tear de alavancas. Sabe do que estou a falar? Este tear tem um pente e 4 qds, e, eu, movimento os qds em vez de ser com os pedais tenho uns manípulos que puxo e que levanta o ou os qds que quero.
Vou ficar por aqui, como 1ª conversa. Quem sabe possamos começar aqui um excelente contacto.
Obrigada por existir!
Maria Isabel “

Maria Isabel disse isso em 23 Outubro, 2008 às 6:46 am (editar)


—– Original Message —–

From: Rodrigo Tecelão

To: Maria Isabel

Sent: Thursday, October 23, 2008 2:04 PM

Subject: Resposta ao Comentário deixado à Tecelagem Artesanal por Rodrigo Tecelão!

Olá Maria Isabel!
Fiquei muito feliz com sua visita ao meu espaço (sitio)! (… …)
Agradeço a que tenhas atravessado o tão vasto oceano, para me visitar! rsrs!

Quanto a tua especialidade Visual (e eu sei bem a que tu te referes!) a que graduação te encontras? necessitas de escritos em Braile?

Pois se são somente escritos comuns, podes Salvar, Gravar, e imprimir no papel a todos os textos de meu sítio; e encontras também em tua terrinha, bons livros de tecelagem; sendo um deles:

‘A tecelagem’ – Coleção artes e ofício – autora Marylène Brahic – Editorial Estampa Ltda – Lisboa 1998.

Eu tão sómente conheço ao tear de Alavancas, como possuo um, porém de apenas 2 quadros!

Gostava muito de conhecer o teu trabalho, aguardo a tua foto! (… …)

Sou muito grato a ti por tua visita!

Á propósito; sou “meio” deficiente visual; tenho apenas um olho que funciona (rsrsrs!) e somente com a ajuda de óculos!

Eu agradeço a Deus que isto me tenha ocorrido ainda na infância, hoje percebo que esta perda foi essencial para que eu me transformasse em uma pessoa melhor, e capaz de compreender aos nossos semelhantes!


From: Maria Isabel
To: rodrigo.tecelao@hotmail.com
Subject: Re: Resposta ao Comentário deixado à Tecelagem Artesanal por Rodrigo Tecelão!
Date: Fri, 24 Oct 2008 08:54:33 +010

Olá!

Sou cega total, ceguei por causa da diabetes, aos 20 anos de idade, e, agora tenho 38 anos.

Também, sinto, que as capacidades que possuo, são Dons (…)

Quanto, à consulta de livros ou textos, sobre qualquer assunto, senão for através da Internet ou em Braille, não tenho qualquer acesso aos mesmos. As pessoas que me rodeiam, não tem qualquer conhecimento na área, e, muitas vezes sentem-se intimidadas, para me transmitirem o que está na foto, não sabem por onde começar.

Por exemplo:

Sei que o tafetá tem a remissa, (maneira como se distribui os fios nos liços), 1 2 3 4 .

E a pedalagem ou ordem de marcha é: 1-3 2-4, 1-3 2-4…

A sarja é:

Remissa- 1 2 3 4 , 1 2 3 4, …

A pedalagem é: 1-2 2-3 3-4 4-1, …

ou ainda, 1 2 3 4, 1 2 3 4, …

e ainda, 1, 1-2 2 2-3 3 3-4 4 4-1, …

Gostava de aprofundar o conhecimento sobre mais algumas formas de construção dos tecidos.

faço ainda algumas brincadeiras, conforme vou tendo acesso directo no trabalho, pois é a única forma de eu construir o resultado final, do cruzamento entre a teia e a trama. Ou seja, é nas pontas dos dedos que vejo a imagem.

É fabuloso!!! É lindo!!! Fantástico!!! Sou fascinada por isto.

O que eu pretendia, seria, se possível, esquemas escritos, não sei, se me estou a fazer entender?

Uma boa forma, é, a digitalização dos livros, em que todo o texto, usando o leitor de tela, eu consigo ler.

Por vezes nos sítios (sites) conforme a construção deles, não é possível aceder à informação.

Rodrigo, não querendo incomodá-lo mais, agradeço, a sua resposta tão carinhosa.

Sobre os momentos mais difíceis, Deus, não nos deixa, passar por coisas, que não tenhamos forças, para as ultrapassar.

Nós sabemos que tudo passa, e, no tempo da recuperação, estamos mais fortes ainda!

Fique com a Serenidade, do Espírito Santo, pois Ele, consola, cura e eleva-nos, para que possamos dar testemunho de Deus na terra.

É para isso que nós existimos!

Todas as bênçãos para si e para todos os seus!

Maria Isabel



Olá!

Estas imagens são panos de tabuleiro, ou, podem ser usado também, como individuais, para refeição, ou, ainda como panos de decoração, em Portugal, chamamos naperons.


Fotos de um pano de mesa.


Por favor, se, não for muito incómodo, diga-me alguma coisa.Muito obrigada!

Maria Isabel



De: Rodrigo

Para: Maria Isabel


Ora Ora, mas quem poderia dizer que tu és cega, vendo as fotos destes lindos trabalhos?
Teces melhor do que muitos que enxergam! rsrs!
Tu te fazes entender muito bem.
Como funciona este leitor de tela?
Os textos de meu sitio são acessíveis a tí?
Necessita de algum tipo de letra especial para ser mais “legível” ao seu leitor de tela?
Faço estas perguntas meio técnicas, pois acredito que com calma e tempo eu saberei como descrever os gráficos e receitas de tecelagem para os seus padrões de leitura digital. (… …)
Conseguirias tecer em um tear de pedais?
Tu tens noção de onde fostes cair? a quem tu encontrastes?
rsrsrs! (risos!)
Acho que por enquanto é só!
Nos falamos mais, pois assunto não nos faltará!
Deus p/ti e os teus!

PS: O que achas de meu portubrás? rsrsrs!
Mistura do portugues de portugal com o portugues do Brasil!
Me faço entender, ou faço papel de pateta (sabes o que é isto?) aos teus olhos (ou dedos! rsrs)?
Gosto do tratamento por “Tu” acho bonito, ca ao Brasil não nos tratamos assim!

Tchau!


De: Maria Isabel

Para: Rodrigo

Bom Dia!

Gostou? Parece-me que sim! É ou não é, a Força Divina, a funcionar em mim?

Sabe, concerteza, o que é, imaginar um padrão, executá-lo, e, a seguir, começar a perceber, que o que imaginamos, está ali. (… …)

Sobre o leitor de tela. Este funciona, normalmente, em texto. Não necessita de tamanho especial de letras, nem, cor. Nós, em Portugal, chamamos, leitor de ecrã, mas, sei, que no Brasil, chamam, leitor de tela.

O que é um leitor de tela?

É um programa que se instala, num pc normal, uso um teclado normal. A única diferença, em relação aos outros utilizadores, é que, ao utilizar o pc, sou acompanhada por uma voz, que me transmite toda a informação escrita que vai surgindo na tela. Não vou poder usar o Windows Vista, porque, como é muito gráfico e não tem texto, não consigo, obter qualquer informação.

Por exemplo: Quando abro uma foto, tenho a informação de que se trata de uma imagem e nada mais.(… …)

Penso, que uma boa solução, seria, textos em Word, ou copiados e colados aqui mesmo na mensagem. Mas conversando, chegamos lá!!! Somos ou não somos, Gente de Fé? rsrsrs!

Em relação ao tear de pedais, também já teci num. não senti tanta confiança, pois, é necessário pisar os pedais em simultâneo, o que por vezes não acontece, e, ao passar a navete com fio da trama não passa correctamente. gosto mais do de alavancas porque ao levantar as que quero, ficam todos os fios ao mesmo nível.

Como sabe, não sei se estou a falar do mesmo que você conhece. o tear de pedais que conheço é:

Cada pedal corresponde a um quadro. É assim o seu? Sei que existem muitas formas de construção de teares, e, por vezes posso estar errada na interpretação que faço.

Para mim, o tear de pedais e de alavancas, tem a mesma base, ou seja, assim como a cada pedal, corresponde um quadro, no de alavancas passa-se exactamente a mesma coisa, a cada alavanca, corresponde um quadro.

Agora, sobre o nosso, portubrás! Como é o meu?

Na minha escrita, sente-se aquela rigidez, ou, aquele tom muito sério, que os brasileiros dizem que os portugueses tem? rsrsrs!

Sempre que o objectivo, seja comunicar, trocar experiência, nunca fazemos figura de patetas! Rsrsrs!

Somos, Sim, Seres de espírito elevado! Abertos ao conhecimento! Não É!

Desejo-lhe um excelente fim-de-semana com A Graça de Deus, e, Rodeado por quem mais ama e o Ama também!

Porque, eu, aqui do outro lado do oceano, vou fazer o mesmo, e, agora mais preenchida, com a nova amizade, que está a crescer.

Vamos regar a nossa Amizade? Rsrsrs!

Tchau!!!

…Continua na próxima postagem (2#)…

# Sobre os Comentários:

* Devido ao grande volume de comentários, só serão publicados os que apresentarem dúvidas e perguntas técnicas, ou de utilidade a todos os visitantes e interessados.
* Antes de expor a sua dúvida/comentário, visite todas as páginas deste blog/portal (os links estão na coluna da direita); a sua resposta pode estar em uma destas páginas!
* Por favor leiam todos os comentários ja postados antes de fazer o seu; a resposta que vc procura pode estar logo aqui abaixo.

* Todos os comentários serão lidos e respondidos.

Agradeço aos elogios e as manifestações de carinho.
Sejam sempre bem vindos!

~ por Tecelão em 13 novembro, 2008.

8 Respostas to “1# O início: Ver com dedos e ouvidos! Tafetá/Sarja”

  1. È original panos fantásticos se pudesse tecia tal igual

    Olá Diana,
    É lógico que pode!
    Todas as receitas encontram-se disponiveis aqui no blog!
    É só explorar todas as páginas!
    Agradeço a sua visita e seja sempre bem vinda!

  2. Olá amigo
    O meu nome é antónio
    sou de portugal, de uma terrinha chamada mealhada, que tem um leitão assado que é conhecido em muitos paizes.
    sou muito doente, mas tenho muita alegria em viver.
    eu não posso trabalhar, por isso já estou reformado e ainda só tenho quarenta e dois anos.
    por isso comprei um tear de quatro pedais e quatro quadros, já tenho feito alguns trabalhos com farrapo e ficam bonitos.
    mas o problema, ou a benção é que vim ver os seus trabalhos e fiquei maravilhado, para quem sabe pouco,você é um professor, o problema é que eu gostei tanto que tambem queria fazer algo parecido com os seus trabalhos.
    e agora eu vou por um problema:o meu tear tem os quadros 1 amarrado ao 3 e o 2 ao 4 , os pedais estão amarrados: o 1 ao qdr1, o 2 ao qdr,2, o 3 ao 3 e o 4 ao 4.
    estarão certos ou terei que fazer alterações.
    não tive ajudas, estraguei muito quilometro de fio mas não me arrependo,já faço alguns trabalhos em farrapo e agora espero que me ajude em mais uma etapa, para eu avançar mais um pouco na minha aprendizagem.
    gostaria que comenta-se sobre os pedais e os quagros, se estão bem ou não, tambem vi alguns esquemas de padronagem, mas será que eu vou conseguir, é que para mim tudo é estranho pois não tive professor.
    por agora nada mais, espero pela sua resposta.
    o dia em portugal está cheio de sol,está muito bonito espero que aí tambem esteja, para você ter paciencia para nos aturar.
    um abraço do fundo do coração.
    adeus
    antónio paredes.

    Olá António!
    Não é dificil de se fazer os trabalhos que eu faço, basta estudar as receitas e ter concentração para executa-las passo a paso, sem pular nenhuma etapa; e o seu tear permite que estes trabalhos sejam feitos.
    Quanto a amarração dos pedais, eles estão corretos, 1 a cada quadro.
    A amarração dos quadros, conforme vc relatou, me parece estar incompleta, e isso pode limitar bastante as funções do tear.
    Os 4 quadros tem que estar todos interligados entre si, de modo a funcionar como pendulos, para que todas as combinações possíveis de pontuações possam ser feitas.
    Tu tens como me enviar por e-mail, fotos da amarração dos quadros do teu tear?
    Assim eu posso analizar detalhadamente e te instruir corretamente quanto a amarração completa!
    Aguardo seu contacto, agradeço a sua visita e seja sempre bem vindo!

  3. Nice Vitorino
    200.206.131.82
    Enviado em 27/03/2009 às 14:59

    Boa tarde! Tudo bem com vcs? Meu nome é Nice e gostaria de saber se em São Paulo há alguma loja ou fábrica que comercialize teares para portadores de necessidades especiais (cegos). Necessito de 01 tear para um Centro de Educação Inclusiva… e se possível… ensinar-me como é feita a adaptação do equipamento para o uso de pessoas com deficiência visual. Muito obrigada. meu e-mail: vitorinonic@hotmail.com – meu telefone: 11 4707-8200 – (Licitações e compras)

    Oi Nice!
    Os melhores teares usados para deficientes visuais, são os de pente-liço, com cavaletes, ou os pequenos, de mesa, de padronagens com alavancas (de preferência frontais) nos quadros.
    Os teares não necessitam de adaptações especiais, os alunos são apresentados a eles, estudam seus mecanismos e reconhecem as peças e o funcionamento (veja a seção “Tecendo com os cegos e deficientes visuais” na coluna da direita do blog)
    É necessário 1 tear para cada aluno; 2 pessoas não podem mexer na mesma peça no tear.
    Nesta mesma página vc vai encontrar os links dos sites dos fabricantes de teares mais conhecidos!
    Agradeço a sua visita, e se necessitar de mais informações é só perguntar.
    Seja sempre bem vinda!

    *Comentário deixado em outra seção e eu transferi para cá!

  4. Olá!
    Agradeço todas as palavras carinhosas.
    As coisas que conquistamos, não é nada mais, nada menos, que a vontade de querer viver! Ou não! Eu quero! E você?
    Todos os dias peço ao Senhor Jesus, que me dê mais e mais sabedoria, para tornar os meus dias e os de quem comigo convive, o melhor possível. Deus ajuda quem se ajuda.
    Obrigada pelo carinho!
    Gostava que houvesse mais participação, pois só assim podemos aprender mais com o nosso querido amigo Rodrigo!
    Bem haja, a todos!
    Festas Felizes e o Santo e abençoado Ano 2009
    Maria Isabel

  5. tenho lido com grande carinho e verdadeira admiração os vossos dialogos sobre tecelagem, feita por cegos! Eu sou monitora num centro de cegos com alguns atrasos de desenvolvimento e gostava imenso que eles conseguissem tecer talvez em teares mais simples, pergunto quem me pode ajudar a adquirir teares proprios para que eles possam sentir esse grande prazer de criar obras de arte! Estou em Lisboa-Portugal

    Ora!
    Se não é mesmo uma coincidência!
    A Maria Isabel autora destes trabalhos também é portuguesa e mora aí!
    Entre em contacto com ela através de seu mail (vou enviar-te o endereço por e-mail) ; com certeza ela há de ajudar os seus semelhantes!
    Obrigado por sua visita e seja sempre bem vinda!

  6. Parabéns Rodrigo e Izabel.

    Começa assim a brotar uma fertil semente de um pé de alegria, força, iniciativa, estímulo, entre uma infinidade de termos.

    Confesso que fiquei muito emocionado e ao mesmo tempo chocado. Por vezes, procuramos motivos para não fazermos, quando deveriamos dar graças por termos absolutamente toda a condição necessária para para fazê-lo.

    Mais uma vez, parabéns.

  7. Olá Rodrigo; foi com imensa alegria que acompanhei sua conversa com a Isabel.Nossa, como vcs são grandiosos e que lição recebi ao lêr e vêr os trabalhos da Isabel.São desenhos dificeis; e eu aqui com minha preguiça só querendo fazer coisas fáceis e rápidas(a pancada foi boa, na alma também).Parabéns aos dois. Abraços.
    Eu sei bem o que vc quis dizer com “pancada”! rsrsrs!
    Obrigado por sua visita, e seja sempre bem vinda!

  8. Olá, Rodrigo e Isabel.
    Parabéns por essa vitória. Penso que vocês são pessoas muito especiais e almas generosas e despojadas de egoísmo, que Deus em sua infinita bondade está usando para nos servir de exemplo, e nos ensinar a agradecer todos os dias pela vida. abuscar a cada instante a humildade e a generosidade como melhor maneira de ser feliz.
    Que vocês dêem continuidade a essa história, apesar de todas as dificuldades do caminho.
    Muita luz e “Deus p/ Cês”….
    Vitórias!!!

    Obrigado Jedália!
    Agradeço também em nome de Isabel, que com certeza vai ler os comentários!
    Seja sempre bem vinda!

Deixe uma resposta

 
