2# A “visibilidade” dos tecidos: Texturas (Reps) & Xadrez

fb

SEÇÃO ESPECIAL: TECENDO COM OS CEGOS E DEFICIENTES VISUAIS!

Neste 2º tópico, eu e Maria Isabel, tecelã de Portugal e totalmente cega devido a diabetes, continuamos apresentando a vocês, as nossas conversas através de imeious, onde ela, sem perceber, vai me ensinado a enxergar melhor a vida; e eu vou narrando detalhadamente a ela, a arte de tecer!

Desta vez, falamos sobre Texturas (Reps) e Xadrez.

From: Maria Isabel
To: rodrigo.tecelao@hotmail.com
Subject: Re: Tear de pedal e Blogs no sapo!
Date: Wed, 5 Nov 2008 12:25:25 +0000

Olá!

Bom Dia, Alegria!

Como está?

Comigo, está tudo bem!

(…   …)Pelo meu discurso tão básico!!! É verdade, sou muito novata, no que toca  à informação teórica sobre teares, ou, pelo menos sinto que não tenho segurança no que digo. Perdoe-me a ignorância!!! Mas, parece-me, que estou a lidar com um mestre, e, estou pronta, com toda a humildade, para aprender. Por favor, corrija-me, sempre que ache necessário, pois só assim, tenho consciência dos enganos, erros, etc… (…   …)

Sabe, o que, eu gostava muito? E até hoje ainda não encontrei?

Gostava, que, surgisse alguém, com paciência de Santo, (rsrsrs!), que, usando, a visão, me explicasse como se cruzam os fios, ou seja, quando se vê mais trama e quando é que se vê mais teia.

Os esquemas de xadrez, os espinhados. Não precisa de me dar medidas, pois isto, varia consoante o tear que temos e o que queremos fazer.

Mas, em relação, ao xadrez, como faço a urdidura, qual a remissa, e qual a pedalagem. Sou muito exigente? Cansativa? Se não tiver tempo e paciência, peço desculpa!!! Tente entender-me! Só tenho falta de informação, e, muita vontade de fazer!!! Gosto muito de partir para novas descobertas!

Por hoje é tudo!

Que Deus continue a abrir todos os caminhos na sua vida!!! Bem haja!!! Obrigada por existir!!!

Isabel Cardoso

De: Rodrigo

Para: Maria Isabel

Ora! Ora!
Se não é a fantasminha sumida e que reapareceu “Atrás-dos-montes” e dos oceanos também! rsrsrs!
Por aqui tudo anda bem; muito calor e muita chuva, pois estamos próximos ao verão brasileiro!
responda-me o seguinte:
O seu ecrã (Eita! viu como aprendi rápido! rsrs!) lê somente o texto principal de cada página do sitio, ou lê tudo o que encontra-se na tela, incluindo as colunas laterais que contém informações adicionais, tais como o índice do sitio, links para outras paginas, pequenos textos, etc… ? (…   …)
A propósito tu me autorizas a postar parte destas nossas correspondências carinhosas para que todos saibam como este espaço esta sendo construido? E claro as fotos de seus trabalhos também! E se possível, um dia, fotos de seu tear e suas também!

Mudando de assunto.
Vamos ao que interessa!

Quanto aos tipos de tecidos, temos 2 situações bem distintas:
Temos os tecidos Lisos, que são feitos com o ponto simples de tafetá (cuja remissa e ordem de marcha já conheces bem); e temos os tecidos com texturas , tramados com os pontos sarja, espinhados, etc… (com a mesma remissa e cujas ordens de marcha também conheces, pois já me mostraste em imeious anteriores)

Quanto a parte mais aparente do tecido, aqui chamamos de “reps”.

Reps de teia: quando a teia aparece toda, e a trama fica totalmente escondida (só é possível tecê-la em teares de faixas ou teares chilenos (do Chile) de faixas bem largas e tapetes.

Reps de trama: quando somente a trama aparece, e esconde completamente a teia ( é tramado com o ponto tafetá e fazendo angulos, assim como telhados de casa, em cada trama, é usada para tapetes e tecidos bem fechados ou densos).

Reps equilibrada: quando trama e teia aparecem em conjunto, pode ser tramado com o ponto tafetá (sem angulo, a trama passa reta na abertura da cala) e também com os pontos de textura sarja, espinhados etc…

O Xadrez é o encontro das cores da teia com as cores da trama e ele aparece sempre que se tece com reps equilibrada.
você pode fazer xadrez liso com o ponto tafetá; e também xadrez com texturas com ponto sarja ou ponto espinhado; em qualquer uma destas situações o xadrez aparece.
Para o Xadrez (seja ele de que tipo for) usa-se sempre a mesma seqüência de cores na teia, assim como também na trama.

O menor xadrez que existe, é Frances e chama-se “pied de poule” (pé de galinha)
A teia compõe-se de 2 fios claros, 2 fios escuros, 2 fios claros, 2 fios escuros…etc…
Trama-se as mesmas cores usadas na teia, e na mesma seqüência: 2 tramas claras, 2 tramas escuras; 2 tramas claras, 2 tramas escuras…etc…

Para tramá-lo, use 2 navetas cada uma com uma cor, uma delas à tua direita (ela vai e volta para a sua direita) e a outra à sua esquerda (ela vai e volta para a sua esquerda) uma de cada vez!

É mais fácil que beber água……….do mar! rsrsrs!

Percebeste? ein? ein? ein?   rsrsrs!

Se aumentas as seqüências de cores e o numero dos fios na teia, aumenta-se também a mesma seqüências de cores na trama.
Não importa a seqüências de fios e cores usadas na teia, importa sim que a seqüências de tramas seja exatamente igual a da teia para aparecer o xadrez!
Creio ter me feito compreender! Será???

Qualquer dúvida me pergunte!
E não me esqueças! desejo notícias tuas!
Deus proçê sempre!
Rodrigo

# Sobre os Comentários:

* Devido ao grande volume de comentários, só serão publicados os que apresentarem dúvidas e perguntas técnicas, ou de utilidade a todos os visitantes e interessados.
* Antes de expor a sua dúvida/comentário, visite todas as páginas deste blog/portal (os links estão na coluna da direita); a sua resposta pode estar em uma destas páginas!
* Por favor leiam todos os comentários ja postados antes de fazer o seu; a resposta que vc procura pode estar logo aqui abaixo.

* Todos os comentários serão lidos e respondidos.

Agradeço aos elogios e as manifestações de carinho.
Sejam sempre bem vindos!

~ por Tecelão em 13 novembro, 2008.

Uma resposta to “2# A “visibilidade” dos tecidos: Texturas (Reps) & Xadrez”

  1. Bom- Dia Rodrigo
    Fiquei sensivelmente tocada, com os trabalhos da Maria Izabel e com a sua disponibilidade de repassar pacientemente seus conhecimentos , gostaria de contactá-la e oferecer meus humildes préstimos. Vc só faz aumentar a nossa auto-estima e nos fazer melhores pessoas, repensando nossas atitudes para com o outro.
    Q Deus te ilumine a cada dia e q vc tenha vida de Matusalem.
    Onde encontro projetos de xales , mantas para tear de pedal?
    Com carinho, um grande abraço

    Bom dia Lucia!
    Obrigado por suas palavras carinhosas!
    Aqui no blog, nas páginas:
    # TECENDO NO TEAR MINEIRO DE 4 PEDAIS . e
    # LENDO E INTERPRETANDO GRÁFICOS DE TECELAGEM
    Vc vai encontrar receitas de padronagens para tear de pedal, que podem ser usadas em mantas e xales!
    Agradeço a sua visita e seja sempre bem-vinda!

Deixe uma resposta

 
