* CURIOSIDADES: – TEARES PELO MUNDO (c/fotos e vídeo)

#O Tecelão

Sobre o surgimento do 1º tear manual, eu não imagino a data ou local, apenas consigo imaginar 2 fatores básicos de sobrevivência, que podem ter impelido o homem à sua construção.

- A necessidade da confecção de redes para dormir no alto, longe dos ataques de animais rasteiros.

- A necessidade de cobrir o corpo contra o frio, com algo que não fosse as peles de animais, usadas desde o tempo das cavernas

Onde e quando surgiu o 1º tear, e qual foi a 1ª trama, é difícil afirmar; mas é mais antigo do que podemos imaginar.

A minha suposição a respeito do 1º tear, baseado nos teares primitivos europeus e sul-americanos, é que um dia o homem pode ter tido a idéia de amarrar as fibras em galhos de árvores e, para esticá-las, amarrou pedras em baixo; e começou uma trama perpendicular de baixo para cima, dando origem ao 1º tecido.

Em cada parte do planeta, foi se desenvolvendo, durante milhares de anos, as estruturas de sustentação de fios para a confecção dos tecidos.

Segue abaixo uma seqüência de fotos de teares manuais de 27 Países, que me impressionam pela engenhosidade, beleza, rusticidade, originalidade, e praticidade.

TEARES VERTICAIS PRIMITIVOS
- Países Nórdicos


- Europa
- América do sul

TEARES PELO MUNDO

- AFEGANISTÃO

- ALEMANHA
- ALEMANHA (BAVÁRIA)
- ARGENTINA (DIAGUITA)
- BALI (JAVA)
- BRASIL (MINAS GERAIS)
- BULGÁRIA

- CHINA
- ESLOVÊNIA - ESTADOS UNIDOS - FILIPINAS
- FINLÂNDIA

- FRANÇA- GRÉCIA
- GUINÉ BISSAU

- HOLANDA
- INDONÉSIA

- IRLANDA

- ITÁLIA

- ITÁLIA (CALÁBRIA)
- MÉXICO

- PERU - POLÔNIA
- RÚSSIA

- SÉRVIA

- SUÉCIA- TCHECOSLOVÁKIA
- TURQUIA


* Abaixo um vídeo da tecelagem na Africa!

# Sobre os Comentários:

* Devido ao grande volume de comentários, só serão publicados os que apresentarem dúvidas e perguntas técnicas, ou de utilidade a todos os visitantes e interessados.
* Antes de expor a sua dúvida/comentário, visite todas as páginas deste blog/portal (os links estão na coluna da direita); a sua resposta pode estar em uma destas páginas!
* Por favor leiam todos os comentários ja postados antes de fazer o seu; a resposta que vc procura pode estar logo aqui abaixo.

* Todos os comentários serão lidos e respondidos.

Agradeço aos elogios e as manifestações de carinho.
Sejam sempre bem vindos!


16 Respostas to “* CURIOSIDADES: – TEARES PELO MUNDO (c/fotos e vídeo)”

  1. Ola Rodrigo tudo bem, já havia visitado sua pg outras vezes mais, só por curiosidade, sou tecelã há ums 28 anos + ou – , mais agora fui em busca de algo q pudesse me ajudar na qual nunca me enteresei como faço parte do PAB Programa de Artesanato Brasileiro, precisamos contar a Historia dos nossos trabalhos, ou origem para levar os mesmos para as feiras Estaduais q o mesmo nos ofereço Aprendi mta coisa q na qual não sabia mais o q mais desejava era ter uma pelo menos de onde Originou o tear , o começo da tecelagem mesmo assim fico grata pela riqueza de, detalhes na tua pg. mto Obrigada. Carol.

  2. Olá, gostei muito do seu site. Você saberia me dizer como é chamado ou quais os nomes dão ao tear no nordeste brasileiro? Ouvi uma vez um nome dado por uma nordestina mas não o localizei nos dicionários, dicionário do folclore brasileira nem na Internet. Ela nomeou o tear utilizado pela mãe dela com bitu. Gostaria muito de saber algo sobre isso. Obrigado. Marcos

    Bom dia Marcos, até onde eu sei, tear é o nome usado em todo o Brasil, de norte a sul…
    Eu nunca ouvi falar de nomes diferentes para os teares…
    Abç e seja sempre bem vindo…

  3. olá, herdei um tear antigo do meu tio, mas não sei o que fazer com ele. gostaria de aprender a manuseá-lo

    Boa Tarde Alan
    O ideal é procurar um curso ou algum tecelão próximo p/ ensina-lo c/ aulas práticas
    Seja sempre bem vindo

  4. esta otimo,gostaria de saber como contruir teares.

    Bom dia Ted,
    Vc encontra alguns esquemas de teares no indice do blog, aqui na coluna da direita da tela, na página:
    “ESQUEMAS PARA A CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DE TEARES DE PEDAL”.
    mas é bem mais fácil comprar um novo (direto dos fabricantes) ou usado (direto c/proprietário); veja na página:
    “VENDA DE TEARES, ACESSÓRIOS, CURSOS, OPORTUNIDADES, etc…”
    Seja sempre bem vindo!

  5. Olá Rodrigo, acompanho seu trabalho há muito tempo porque o admiro muito, mas hoje estou aqui em busca de informações. Sou voluntária numa instituição religiosa e recebemos em doação um equipamento que parece um tear. Eu conheço bem o tear de pente liço, pois trabalho com ele há mais de 15 anos, mas esse que ganhamos não sei qual é nem como usá-lo para ensinar e para produzir. Minha pergunta é a seguinte, se eu mandar-lhe fotos, você me daria orientações que identifiquem o tal tear? Neste caso para onde devo encaminhar as fotos? Agradeço muito sua atenção. Abraços, Telma

    Olá Telma
    Mande as fotos p/ meu email: rodrigo.tecelao@hotmail.com
    Eu analizo e te dou uma resposta!
    Seja sempre bem vinda!

  6. Legal, interessante! belo trabalho.
    Eu gostaria de comprar um tear de mesa alguem saberia me informar onde comprar pode ser ate usado pode ser com cavalete ou so de mesa. obrigado.

    Boa tarde Chinfroneo,
    Aqui na coluna da direita da tela na seção “O TECELÃO E SEU OFICIO”, voce vai encontrar no indice, a página “VENDA DE TEARES, ACESSÓRIOS, CURSOS E OPORTUNIDADES” é só clicar nela e voce vai ver vários teares usados pra venda, direto com os proprietários e vai ver tambem os links para entrar direto nos sites dos fabricantes de teares.
    Agradeço a sua visita e seja sempre bem vindo!

  7. Obrigada!
    Encontrei tudo o que estava procurando para concluir o meu trabalho!

  8. olá bom dia!gostaria de receber o endereço de fabricantes e vendedores de tear,para tentar comprar um e desenvolver projeto social.parabens pelas fotos e obrigada por todas informações.

    Oi Eliane
    Entre na página “Venda de teares, acessórios, cursos, oportunidades etc…” (link na coluna da direita na seção “O Tecelão e seu ofício”).
    Lá voce vai encontrar os links diretos para os sites dos fabricantes de teares, e poderá fazer a cotação de preços de cada um.
    Agradeço a visita e seja sempre bem vinda!

  9. Olá Rodrigo e Priscila.

    Sobre vídeos tenho um grupo de pesquisa (caça) de vídeos de tecelagem no youtube. Visite e participe da brincadeira.
    O endereço é http://www.youtube.com/group/museudatecelagem?gl=BR&hl=pt
    Saudações
    René Scholz
    de Curitiba

    Grande René!
    Valeu a dica, obrigado!

  10. Olá!
    Estou estudando imaginário medieval e canções de tecer (chanson de toile) na Literatura. Já tem algum tempo que pesquiso imagens de teares antigos para relacionar com o ritmo das canções, mas não havia encontrado nada tão concreto como este site. Parabéns pela iniciativa!
    Gostaria de saber como funcionam os movimentos de um dos tipos de tear que vi nas fotos. Por gentileza, Rodrigo, se você puder entrar em contato comigo por email, eu lhe agradeceria muito.
    Mais uma vez, parabéns pelo site!

    Oi Priscila!
    Basta vc fazer uma pesquisa no site do youtube, que vc vai encontrar centenas de vídeos de teares manuais em movimento em todo o planeta!
    Vc pode usar palavras-chave em todas as linguas, que vai achar videos de teares de todos os paises!
    Espero ter ter ajudado
    Agradeço a sua visita,
    seja sempre bem-vinda!

  11. Adorei as fotos afinal de contas eu e meu marido somos fascinados por teares.Seja qual for o modelo,trabalhamos em fábrica de tecelagem hj,claro mais moderna e sofisticada…

  12. rodrigo, quanto ao tear de prego e tambem o croche de grampo (com o qual eu trabalho ha …..anos), não se tem data de inicio de nenhum deles. Ja vi fotos de tear de pregos, em museus, com os clavos de ossos de animais e tocos de madeira, em couro de animais, encontrados na malasia no ano 1230 DC.
    E o mesmo se aplica ao croche de grampo, há vestidos do ano 1100, onde as tiras eram feitas com os grampos das perucas.
    Ja vi as fotos e algumas peças, eram muito delicadas, minuciosas e caras.(um resto de lenço 30 mil euros) rssrsrsr meio carinho este trapinho ne???
    O nhanduti tambem é conhecido como “renda de tenerife” uma ilha da espanha, onde se fazem trabalhos MARAVILHOSOS com fios finissimos, e encaixes meticulosos e muito detalhado.
    Em Tenerife é comum encontar mulheres tecendo pelas ruas ou praias, do mesmo modo que a renda de bilro aqui no nordeste do Brasil e na regiao de santa catarina, pelos açorianos.
    Como nada brota em lugar nenhum sozinho, o nhanduti que é feito pelos antigos Guarnais no paraguay na cidade baixa de Encarnación é algo minusculo, coloridissimo, detalhado, e feito por inumeras pessoas.
    Na feira se encontra trajes prontos (vestidos, blusas, saias, golas, encaixes para blusas ou saias, entremeios) e tambem decoração (colchas, cortinas, trilhos de mesa, jogo americano, e espante-se, ate redes para dormir.
    Eu? com meus 110 kg nao teria coragem de me deitar naquilo.sr.srrsrs, prefiro uma rede amazonense de tucum, que sei que nao se arrebenta..srrsrsr ou entao as antigas redes cearenses e piauienses, nestas eu confio..sstststst
    Espero que estas informações que te passei te sirvam para algo, lamento nao ter fotos disto para lhe enviar, mas se as fizer ou ver, te envio, palavra de escoteiro.

  13. Oi Rodrigo, tenho um tear de pente liço e adoro tecer.
    Meu filho está na França, em Rennes e me disseram que há teares ótimos lá e que cabem na mala. Como ele deve vir em fevereiro, eu gostaria de saber se você sabe onde ele pode comprar em Rennes ou Paris.
    O nome dos teares também ajuda porque aí dá pra procurar pela web.
    Muito obrigada,antecipadamente.
    Sueli.

    Oi Sueli!
    Eu nunca saí do Brasil; mas se eu tivesse que começar uma pesquisa na França, eu começaria digitando o termo “Metiér à Tisser” (tear em françês) no google, junto ao nome da cidade!
    Obrigado por sua visita!
    Seja sempre bem vinda

  14. gostaria de saber como montar pois canprei um tear amtigo que é o meu sonho
    eu amo de paixao obrigada se for atendida!
    meu imeio é diramgp@Hotmail.com
    Oi Dira, obrigado por sua visita!
    Na página “Esquemas para a construçao e montagem de teares de pedal” Tem alguns esquemas que podem te ajudem a identificar as peças de seu tear, para vc conseguir montá-lo; se vc não conseguir, me mande fotos de todas as peças, em detalhes, que eu dou um jeito de numerar as peças, para voce se orientar na montagem!
    Seja sempre bem vinda!

  15. Gostaria de saber sobre o tear de pregos que aqui não fala e qual sua origem datado deque ano e se possivel uma foto.

    Oi Safira!
    Embora o tear de pregos seja simples e fácil, esta pergunta é dificílima de se responder (pelo menos p/mim!)
    Especulando um pouco: Não se tem notícias precisas do surgimento dos 1ºs quadros (bastidores) sustentadores de fios, o fato mais concreto é que em determinada época, acrescentaram pregos (cravos) a estas estruturas.
    Será necessário fazer uma pesquisa, sobre a época da fundição dos metais (produção de cravos e pregos) pelos ferreiros, para tentar saber com exatidão a data do acréscimo dos pregos a estas estruturas!
    Existem bastidores de sustentação de fios com cravos e com presilhas de metal para bordados e rendas da época medieval em quase todos os paises da europa, em vários museus, e trabalhos feitos neles até no Paraguai (Técnica Inhanduti)!
    Todas estas técnicas, teares, pontos de bordados, croche, rendas etc… são mundiais, todos os povos as utilizam desde os tempos mais antigos, assim como as artes (pintura, música etc…)
    Será necessário uma extensa pesquisa para se conhecer detalhes!
    Sinto muito não ter (ainda) estes detalhes; eu não tenho internet em casa e uso Lan House, o que torna o meu tempo de pesquisas meio limitado; um dia,este espaço (aberto também para contribuições com créditos aos autores!) vai ter todas estas informações!
    Agradeço muito a sua visita e seu interesse!
    Seja sempre bem vinda
    Deus p/çê e os seus!

  16. Amei o seu site. Estou interessada em saber mais sobre tear manual.
    Tenho um amigo que é carpinteiro e poderá fazer um tear desde que tenha as orientações, mas achei os desenhos do seu site tão difíceis… Será que há outros mais explicativos?
    Obrigada por dividir seu conhecimento conosco.
    Linda

    Oi Linda!
    Como foi explicado na página dos esquemas, é necessário visitar e estudar alguns teares para tirar as medidas, e também para conhecer o funcionamento deles.
    Somente conhecendo os detalhes de funcionamento dos teares, é que entendemos os esquemas de montagem, e vemos que eles não são tão difíceis assim; aconselho aos iniciantes em tecelagem, a compra de teares prontos; existem muitas fábricas e pontos de venda em todo o Brasil.
    Veja os comentários na pág. “Quem sou eu, meu atelier & teares”. Lá tem alguns endereços de vendas de teares.
    Quanto ao seu interesse em saber mais sobre tear manual, estou a sua disposição para tirar qualquer dúvida, sinta-se a vontade para perguntar o que quiser!
    Obrigado por sua visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 109 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: